segunda-feira, 22 de junho de 2009

PROJETOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA



APRESENTAÇÃO

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os princípios norteadores da educação para o século XXI. O CEFET para demonstrar sua preocupação com a ampliação de seus horizontes institucionais e visando ajudar na inclusão social vem desenvolvendo várias ações através dos projetos sociais.

Os projetos desenvolvidos constituem-se em ações pedagógicas voltadas para a formação de cidadãos conscientes e críticos, bem como o fortalecimento de uma política inclusiva.

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias – DIREC, com o apoio de sua Gerência e das demais Coordenadorias, vem demonstrando competência pautada em diretriz para a utilização da tecnologia como instrumento do desenvolvimento social.

A seguir, apresentamos uma síntese dos nossos projetos. Havendo interesse em partilhar conosco dessa visão de educação cidadã, junte-se a nós.

PRÓ-TÉCNICO FORTALEZA

Fruto de uma parceria com a prefeitura Municipal de Fortaleza e Universidade Estadual do Ceará, o projeto foi criado em 2004, para preparar os alunos do ensino fundamental da rede pública municipal para os exames de seleção do CEFETCE.
Anualmente, cerca de 900 jovens recebem aulas de Português, História, Matemática, Química e Biologia em unidades de ensino das Secretarias Executivas Regionais (SER´s). As aulas são ministradas por estudantes de licenciaturas da UFC, UECE e CEFETCE. Mais informações: (085) 3307 3635


PRÓ-TÉCNICO PIRAMBU

Com apoio do Movimento Emaús, desde 2002, o CEFETCE promove gratuitamente aulas de reforço escolar para os estudantes de escolas públicas do Pirambu, bairro carente de Fortaleza. A iniciativa transformou-se em projeto social e, hoje, mais de 40 estudantes são preparados regularmente para ingressar nos cursos Técnicos ou Integrados da Instituição.Além disso, a multinacional LG Electronics financia toda a estrutura de laboratórios e suporte didático para estudantes de duas turmas de cursos técnicos: Conectividade e Desenvolvimento de Software. Mais informações: (85) 32362082



PRÓ-TÉCNICO MARACANAÚ

Em setembro de 2005, o CEFETCE e a prefeitura de Maracanaú colocaram a disposição dos jovens do município do Distrito Industrial duas turmas preparatórias para o exame de seleçaõ do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará.
Atualmente, 100 alunos se preparam para concorrer a uma das vagas dos cursos Técnicos que funcionam na sede da Instituição, em Fortaleza,e também ao curso técnico de Desenvolvimento de Software que funcionará, a partir de 2006, no município.
O projeto conta com o apoio de monitores universitários do CEFETCE e da UECE, que ministram as aulas no Centro de Treinamento de Maracanaú. Mais informações: (85)3307 3672


PROJETO ESCOLA FORA DA ESCOLA

Com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), o projeto mantém mais de 200 alunos do CEFETCE como monitores de atividades de reforço escolar em 90 escolas públicas estaduais participantes da Célula ‘Escola Viva’. Além das aulas de Português e Matemática, os estudantes da rede estadual participam de oficinas de Música, Artes Cênicas e Plásticas, Literatura, Ação Básica de Saúde, Cidadania Artesanato e Folclore.

A iniciativa constitui-se num programa de apoio à escolaridade com vistas a ampliar a jornada escolar e possibilita um grande crescimento pessoal e profissional para os atores envolvidos no processo. A experiência foi tão satisfatória que serviu de parâmetro para o CEFETCE incluir em seu currículo dos cursos de nível superior a disciplina Projetos Sociais. Mais informações: (85) 3307 3635.



PROJETO ESCOLA 24 HORAS(Aguardando Parcerias)

Em parceria com instituições públicas e privadas, este projeto inovador abre espaço para a qualificação e requalificação de trabalhadores desempregados.
As atividades são desenvolvidas durante a madrugada dos dias de terça-feira e quinta-feira, no horário das 23h às 5h do dia seguinte e aos sábados das 8h às 12 horas.
Participam do projeto professores aposentados e convidados.
Além da boa qualidade dos conteúdos ministrados, este projeto se reveste de simbolismo, ao mostrar para a sociedade que o serviço público, mediante uma instituição educacional de Educação Tecnológica Federal, cria um novo espaço para atender à imensa demanda social.
O projeto funciona desde 1999 tendo contado com parceiros como a Fundação Demócrito Rocha, Central Única dos Trabalhadores, Fortalnet, Cooperativa dos Eletricitários do CE-COOPELETRIC, Associação dos Jovens Empresários-AJE, Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC e Secretaria do Trabalho e Ação Social-SETAS.


PROJETO ESCOLINHA SANTA ELISA

O projeto foi iniciado em 1993, quando um grupo de servidores do CEFETCE decidiu contribuir para a melhoria do desempenho escolar de alunos da Escola Santa Elisa, localizada no bairro Pirambu. Atualmente, a iniciativa que conta com a parceria da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará e Movimento Emaús, foi ampliada e cerca de 90 jovens estudantes da rede pública, a maioria em situação de risco, recebem aulas de reforço escolar e participam de atividades sócio-culturais e de integração familiar. Mais informações: (85) 32362083.




PROJETO RAINHA DA PAZ

Desde 2002, o CEFETCE contribui com a educação de jovens portadores de necessidades especiais da Escola Regina Pacis. Os inscritos no programa participam de aulas de Noções Básicas de Informática, nos laboratórios da Instituição, e de práticas desportivas e atividades artísticas (música, teatro, escultura), sob a orientação de professores do Regina Pacis e alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica. Mais informações: (85) 3491 0056.

Página Principal
(ColegioReginaPacis.com.br)



PROJETO TERCEIRA IDADE

Voltado para a melhoria da qualidade de vida de pessoas da terceira idade, o projeto é desenvolvido por um grupo de professores de Educação Física do CEFETCE. Há cinco anos, são oferecidas turmas de ginástica gerontológica, hidroginástica e programação sócio-cultural, incluindo festas comemorativas, passeios turísticos e palestras. Atualmente, a iniciativa conta com mais de 500 participantes. Informações: (85) 3307 3635.



PROJETO AMOR SEGURO(Grupo em formação)

É uma parceria do CEFETCE com a Secretaria Municipal de Saúde que objetiva formar agentes multiplicadores em prevenção de DST/AIDS, preparando adequadamente os adolescentes nas questões referentes à sexualidade e às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS.



PARQUE DE FORMAÇÃO INTEGRAL DO TAPUIO

O Parque de Formação Integral do Tapuio, localizado no limite dos municípios de Eusébio e Aquiraz, tem por objetivo desenvolver atividades sócio-educativas, desportivas e culturais junto aos moradores daquela comunidade.
O Parque é composto por uma infraestrutura contando com cinco casarões denominados: CASA DA SENSIBILIDADE, onde são realizadas as atividades artísticas; CASA DA DIGNIDADE, onde são ministrados cursos profissionalizantes e outras atividades na linha da educação para o trabalho; CASA DO SABER, onde foi instalado um laboratório de informática para o ensino infanto-juvenil; CASA DA SABEDORIA, onde foi instalada a biblioteca e a CASA DO GOSTO, onde funciona a cozinha/refeitório e também é utilizada para apoio aos cursos de culinária.
Criada e mantida por uma Organização Não Governamental (ONG) é gerenciada por um Conselho Curador, cujo presidente veio ao CEFETCE em busca de apoio há cerca de um ano e meio.
Considerando que os nossos Projetos Sociais constituem uma ação pragmática de exercício da cidadania, com visão pedagógica clara de permitir que o nosso aluno seja capaz de entrar na realidade viva e, ao fazê-lo, aprender sobre si mesmo e sobre essa realidade, respondemos prontamente ao pedido, encaminhando um dos nossos alunos, que até hoje continua prestando serviços naquela comunidade.
Formado pela prática, o aluno, em convivência com sua realidade mais próxima, desenvolverá um posicionamento crítico diante do mundo e possibilitará uma ação concreta de intervenção social.
Só há avanços com quebra de paradigmas e isto exige comprometimento de nossa prática, enquanto cidadãos conscientes do processo de transformação.
Atualmente está sendo ministrado por um professor e um aluno monitor do CEFETCE, aos sábados à tarde, o Curso de Eletricista Instalador Predial para 25 pessoas.
No município de Aquiraz, em parceria com a Fundação de Formação Integral do Tapuio, alunos do curso superior de Mecatrônica do CEFETCE capacitam jovens e adultos da comunidade, por meio do curso básico de Eletricista Residencial. Mais informações: (85) 3260 2657.



Ilha Digital

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente (SOMA), o CEFETCE disponibiliza, em sua sede, uma Ilha Digital que oferece serviços de Internet e impressão a baixo custo para a população local. A iniciativa faz parte do Projeto Ceará Digital que busca democratizar o acesso às tecnologias da informação. Mais informações: (85) 3307 3635.

PRÉ-VESTIBULAR AEROLÂNDIA

Em parceria com o Centro de Apoio ao Cidadão - CEACI, visando à realização do curso preparatório de pré-vestibular, destinado a alunos das Escolas de Ensino Médio das Redes Públicas Municipal e Estadual de Fortaleza, a fim de que os mesmos possam ingressar nos cursos universitários.
Hoje, 60 alunos recebem aulas de Física, Matemática, Química, Língua Portuguesa, Biologia e Geografia nos espaços físicos do CEACI. As aulas são ministradas por estudantes do CEFET, UECE e UFC


PROJETOS CONCLUÍDOS

Algumas boas idéias viraram, também, bons projetos, que, infelizmente, não puderam prosseguir por falta de parcerias.
Caso haja interesse, convocamos sua instituição para juntar-se a nós na filosofia de formação cidadã e retomarmos esses projetos.



PROJETO “O AMANHECER”

Em mais uma bem sucedida parceria com a Fundação Demócrito Rocha, executamos este projeto com o objetivo de oferecer aulas presenciais de reforço nas disciplinas de Português, Matemática e Física. As aulas foram ministradas na sede do CEFETCE, das 5h às 7h 10min, de Segunda a Sábado.


PROJETO CAPACITAÇÃO SOLIDÁRIA

Desde 1997 o CEFETCE é parceiro de comunidades da Região Metropolitana de Fortaleza na execução dos projetos aprovados junto ao PROGRAMA CAPACITAÇÃO SOLIDÁRIA.
Dentre eles destacamos os seguintes:
1.Associação Santo Dias – Curso de Informática
2.Associação do Conjunto dos Bancários – Projeto Energia Vital (Curso de Eletricista Instalador Predial)
3.Associação dos Amigos da Mangabeira – Curso de Refrigeração
4.Associação dos Moradores do Conjunto Tamandaré – Curso de Eletricista Instalador
5.Movimento Emaús Amor e Justiça – Curso de Eletricista Instalador Predial
6.Associação dos Moradores do Parque Sta. Cecília e Pirambu- Curso de Eletricista Instalador Predial


DOMINGO NA ESCOLA

O CEFETCE, o Desafio Jovem do Ceará, o DCE José Montenegro de Lima, formaram uma turma de multiplicadores para o trabalho de prevenção primária ao uso indevido de drogas e DST/AIDS.
Como o próprio nome do projeto diz, este trabalho foi realizado aos domingos com a participação das escolas públicas e privadas.



EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Atualmente há 360 mil jovens trabalhadores em nosso Estado com o Ensino Médio incompleto e sem tempo de freqüentar a escola.
Visando atender a essa demanda, o CEFETCE e a Fundação Demócrito Rocha firmaram um convênio com o objetivo de ofertar o Ensino Médio, na modalidade a distância.
Nessa linha, os docentes do CEFETCE das Áreas de Códigos e Linguagens, Sociedades e Cultura e Ciência e Tecnologia elaboraram os fascículos para o Ensino Médio veiculados como encarte do jornal O POVO.



GESTÃO DE SISTEMAS SIMPLIFICADORES DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA - GESSA

Em convênio com a SUDENE, uma equipe de professores dos Cursos de Eletrotécnica, Mecânica e Química ministraram aulas práticas e teóricas nos municípios de Caridade, Paramoti, Canindé, Madalena, Boa Viagem e Cedro, atendendo cerca de 240 comunidades.Trabalhadores rurais foram capacitados para operação, conservação e manutenção de sistemas públicos simplificados de abastecimento d’água, assegurando a regularidade na oferta de água em condições de uso para consumo humano.



PROJETO SAPIRANGA

A credibilidade do CEFETCE enquanto Instituição Pública de Educação e o desinteresse quanto ao capital especulativo imobiliário, credenciou–nos a aceitar o convite para participar de uma ação educativa numa reserva ecológica.
O objetivo foi trabalhar a questão da educação ambiental com os jovens moradores das proximidades da Reserva Ecológica de Sapiranga, para desenvolver a consciência ecológica.
Este trabalho foi realizado em parceria com a Fundação Maria Nilva Alves.



PROJETO RETRIBUIR

Em parceria com uma Associação Comunitária do bairro Siqueira oferecemos oportunidade de capacitação aos jovens que, efetivamente, colaboram nos trabalhos comunitários.
Os participantes foram selecionados e acompanhados pelos dirigentes da Associação Comunitária. A idéia do projeto era que, por cada hora de capacitação oferecida pelo CEFETCE, o participante assumisse o compromisso de retribuir com trabalhos comunitários, prioritariamente, em creches ou com idosos, na comunidade local.


PROJETO ESCOLA NA PRAÇA

O resgate dos logradouros públicos como espaço de encontro das famílias e de desenvolvimento de atividades sócio-educativas e culturais, reuniu o CEFETCE, o SEBRAE e a Fundação Demócrito Rocha.
O lançamento, em alto estilo, contou com a participação do renomado jornalista e escritor Gilberto Dimenstein.
O objetivo do projeto era reunir estudantes do ensino fundamental das escolas públicas para realização de atividades lúdicas na Praça da Gentilândia.



PROJETO JOVEM GAZETEIRO 1 e 2

Em outra bem sucedida parceria com a Fundação Demócrito Rocha, o CEFETCE contribuiu para a formação dos agentes de informação (jornaleiros). Foram formadas duas turmas, sendo uma de mecânica (refrigeração) e outra de informática básica.



PROJETO NOSSO FILHO NO PRO-TÉCNICO

Este projeto proporcionou um benefício indireto ao servidor. Em parceria com a Associação de Servidores do CEFETCE-ASSETECE foram oferecidos cursos preparatórios para o Exame de Seleção do CEFETCE aos filhos, parentes ou afilhados dos nossos servidores.

FONTE:http://www.cefetce.br/Extensao/proj_sociais.htm




ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA
Integrada aos programas nacionais de alfabetização, a Fundação Edson Queiroz participa do Alfabetização Solidária, iniciativa que visa diminuir o analfabetismo no país. Seus parceiros são o governo federal, o projeto Comunidade Solidária, universidades, empresas e prefeituras municipais. Participam do programa alunos e professores do curso de Pedagogia, responsáveis pela alfabetização de 45 mil jovens e adultos e capacitação de 2 mil alfabetizadores. No Ceará o programa atua nos seguintes municípios: Alto Santo, Ibicuitinga, Ipu, Itapipoca, Tauá, Ipueiras, Itapiúna, Guaiúba, Quiterianópolis, Tamboril, Icapuí, Cascavel, Maranguape, Caucaia, Eusébio, Boa Viagem, Icó, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Orós, Pereiro, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

Alargando sua atuação no programa Alfabetização Solidária, a Unifor atende a sete estados da federação: nas capitais de Pernambuco, Paraíba e Maranhão; no município de Rodolfo Fernandes, no Rio Grande do Norte; nos municípios de Canavieiras, Bertolínia, Sebastião Leal e Uruçuí, no Piauí; nos municípios de Nova Ipixuna, Tracuateua, Irituia, Igarapé-Açu, Canaã dos Carajás e Itaituba, no Pará; e no município de Carrasco Bonito, em Tocantins.

Arte e Cultura

Apoiar e incentivar a intensa movimentação artística e cultural do nosso estado é uma tendência natural da Fundação Edson Queiroz. Entendendo os movimentos culturais como significativos aliados da educação, a Fundação mantém quatro grupos de expressões artísticas, coordenados pela Universidade de Fortaleza: a Camerata, o Coral, a Companhia de Dança e o Grupo Mirante de Teatro. A participação desses grupos em eventos promovidos pela Universidade, bem como em diversos espetáculos na cidade e em outros estados, dá significado e reconhecimento à cultura e aos valores da nossa terra.

Campanhas Sociais

Sensibilizar a sociedade para as causas sociais é um dos compromissos da Fundação Edson Queiroz que ultrapassam os limites físicos da Universidade. Campanhas abordando temas de interesse coletivo, como reciclagem de lixo, preservação dos recursos não-renováveis, respeito aos portadores de necessidades especiais e à terceira idade, inclusão da criança na escola, voluntariado e doação de órgãos, amplamente divulgadas nos meios de comunicação da cidade,

FONTE:http://www.unifor.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=17&textCode=235&date=currentDate

Nenhum comentário: