segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CURIOSIDADES DAS GRAVAÇÕES DE CHICO XAVIER O FILME



22/08/2009 às 11:36
Cenas especiais do ‘Chico Xavier’ terão 150 figurantes selecionados


O diretor Daniel Filho e produtor da cinebiografia do médium e escritor mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, que fez história ao psicografar mensagens do além e atraiu legião de seguidores de todo o Brasil, concedeu entrevista coletiva à impressa, quando abordou o processo de gravação do filme.
Em Uberaba, as gravações para o longa sobre a vida do médium tiveram 400 pessoas inscritas para figurantes. Porém, foram selecionadas 150 pessoas para figuração em cenas mais especiais, que serão gravadas hoje pela manhã. E, à tarde, a produção convoca mais populares para a tomada que será feita na porta da Casa da Prece, a partir de 14h30. As cenas escolhidas para o município mostram a chegada de Chico Xavier à Casa da Prece, na avenida João XXIII, no bairro Parque das Américas. Outra também retrata as peregrinações de Chico pela cidade, na companhia do espírito Emmanuel. Um uberabense que é carteiro profissional será também o carteiro no filme e o único que terá fala nesta cena. O filme será lançado em 2 de abril de 2010, dia do centenário de nascimento de Chico Xavier, uma Sexta-feira Santa. O filme está orçado em R$ 10 milhões.
Daniel ressalta que o personagem do espírita contará com os atores Matheus Pessoa (infância), Ângelo Antônio e Nelson Xavier para ilustrar os 92 anos da trajetória do espírita. Também foram inscritas 400 crianças, de diferentes cidades, algumas de Uberaba, outras de Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, Pedro Leopoldo-MG e Rio de Janeiro. O escolhido foi Mateus Pessoa, que já fez novela e é natural do Rio de Janeiro.

Início - Segundo o diretor Daniel Filho, ele conheceu pessoalmente o médium mineiro e considera Chico um dos homens mais importantes do Brasil. Daniel disse que pretende mostrar o ser humano, o homem que tem aura, que puxa para si a responsabilidade de paz e de espiritualidade, no sentido de paternidade. "Quero manter o respeito que os brasileiros têm por esse homem humilde, que disse que só queria ir embora quando o povo estivesse feliz. Por coincidência, morreu aos 92 anos, no dia em que o Brasil ganhou a Copa do Mundo de 2002", recordou.
"Eu classifico o Chico como uma figura paranormal. Na minha opinião, existem vários estudos que tentam explicar o total inexplicável. Tem a paranormalidade que é uma forma científica, a mediunidade. O Chico falava de antena. Sem dúvida nenhuma foi dado um poder ao Chico, ele foi um homem cuidadoso para colocar as palavras", disse.

Sobrenatural - Indagado pela reportagem se aconteceu alguma situação sobrenatural durante as gravações, Daniel Filho afirmou que aconteceram situações surpreendentes. Ele citou como exemplo uma filmagen feita em Paulínea-SP, quando chovia torrencialmente. "É estranho, não sei como explicar, mas só não choveu no local em que estávamos filmando. Convidei um profissional para ser o diretor, não quis trabalhar conosco porque ele disse que teve medo que aparecessem fantasmas. Dirigi diversos filmes e jamais tive uma figuração de atores e figurantes que se emocionassem tanto e nunca senti uma grande união entre todos como nesse filme do Chico. Teve uma filmagem com Ângelo Antônio, na cena ele leu o Evangelho, de repente uma senhora recebeu uma entidade, mas não vou utilizar no filme, acho um desrespeito. Paramos a filmagem e esperamos a senhora se recompor", recordou. Nelson Xavier - Quase idêntico ao médium, Nelson Xavier contou à reportagem do JU que interpretá-lo está sendo uma experiência única. "Estou me sentindo muito abençoado e premiado", diz ele, que no início das filmagens ligou para Daniel Filho se oferecendo para dar vida ao personagem no cinema.
Escalado para viver a fase adulta do médium, Nelson Xavier não economizou elogios ao diretor do longa. "O Daniel é muito rico e determinado", conta o ator, que viajou à cidade onde viveu Chico Xavier para capturar o espírito do mito religioso. "O processo foi longo. Fui a Uberaba para ficar por dentro de tudo: lugares, hábitos, pessoas, e descobri muita riqueza. Ganhei de presente do Eurípedes Higino (filho adotivo do espírita) o perfume que o Chico usava. Isso vai ficar para sempre", revelou Ângelo.

FONTE: http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=32077
Filmagens fecham avenida João XXIII


A avenida João XXIII, em Uberaba, estará fechada durante todo o dia para a filmagem das cenas do filme Chico Xavier, do diretor Daniel Filho, que chegou ontem a Uberaba com o restante da equipe de produção e atores. Nelson Xavier, que interpreta Chico na última fase de sua vida, se diz emocionado todas as vezes que pensa no médium ou que passa pelos locais onde ele esteve, e em Uberaba não podia ser diferente.
Daniel Filho não quis dar detalhes sobre a última cena do filme na cidade, que irá retratar a distribuição da famosa “sopa” na Casa da Prece. Ele só acrescentou que quer mostrar quem foi Chico Xavier e suas ações de homem generoso.
O diretor ainda acrescentou que, em todas as cidades nas quais gravaram, os figurantes colaboraram muito com a cena e ficaram muito emocionados ao ver a caracterização de Nelson Xavier durante as gravações. Ele espera sentir isso também em Uberaba, quando deve reunir cerca de 2.500 pessoas na frente da Casa da Prece, a partir de 14h30, para contar um pouco da trajetória de Chico na cidade. A recomendação é de que as pessoas usem roupas neutras, sem estampas e que retratem os anos 70.
Durante a entrevista, estavam presentes também a atriz Rosi Campos, o filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Higino, o secretário municipal de Desenvolvimento, João Franco, e o prefeito Anderson Adauto.
Eurípedes disse estar muito feliz com a filmagem em Uberaba e a preservação da vida do pai. “Daqui para o mundo a gente está vendo essa história tão bela. Chico Xavier é igual Jesus, ele vai ficar para a eternidade”, diz.
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,14243

Veja toda a trajetória e bastidores das filmagens no blog: http://www.chicoxavierofilme.com.br/
AQUI, UMA IMAGEM DE GRAVAÇÃO CAPTURADA:

Nenhum comentário: