sexta-feira, 18 de março de 2011

Municípios dão exemplos de técnicas educacionais eficazes


17/3/2011 13:24, Redação, com MEC - de Brasília

Estratégias distintas, resultado semelhante. Dois municípios, um no Amazonas e outro em São Paulo, dão exemplos de atitudes simples e eficazes para alavancar o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Marília (SP) e Fonte Boa (AM) têm médias de 6,4 e 4,8, respectivamente, nas séries iniciais do ensino fundamental, numa escala que vai de zero a dez. As notas estão acima da média nacional, de 4,6. No caso de Fonte Boa, ultrapassou as projeções feitas pelo Ministério da Educação em mais de dez anos.
Com apenas dois décimos de vantagem com relação à média nacional, o município de Fonte Boa não parece um bom exemplo. Entretanto, o feito educacional da cidade está no crescimento. Em 2005, quando começou a ser avaliada, a média do município era de 2,6, o que o classificava como prioritário para o atendimento do MEC. Apenas quatro anos mais tarde, a cidade ultrapassou a nota brasileira e colecionou feitos, como a segunda nota mais alta entre todas as escolas públicas de primeira a quarta série do país.
A receita de Fonte Boa é simples. A professora Luizete Rodrigues Campos a resume em uma única palavra: união. Ela é diretora da escola Escola Estadual São José, com Ideb 8,4 nos anos iniciais, segundo melhor desempenho do país. Ela conta que todos os professores da escola ajudam a lecionar matemática e português.
A interdisciplinariedade garante a assimilação da leitura, por exemplo. Aulas de reforço são constantes e não apenas para os que têm notas baixas. “Todos fazem”, revela. A leitura também é incentivada por aulas de teatro e até por um concurso municipal de leitura, que envolve todas as escolas da cidade.
Margeado pelo rio Solimões e com apenas 25 mil habitantes, Fonte Boa fica a 600 quilômetros da capital, Manaus. O principal acesso ao município é por via fluvial, em trajetos que duram, no mínimo, 19 horas, se feitos pelo “expresso”, barco que atinge alta velocidade. Mas Luizete está longe de considerar isso uma desvantagem.
– Morar no interior facilita o trabalho. Se o aluno falta, vou até a casa dele no mesmo dia –, revela.
Já a chave do sucesso de Marília (SP), município com índices educacionais comparáveis a países desenvolvidos, está na valorização profissional. Nada de indicações políticas. Os diretores de escolas são selecionados mediante concurso público. Toda equipe pedagógica da secretaria de educação é formada por professores efetivos do município.
– Costumo dizer que estou supervisor, mas sou professor da rede. Conheço o cotidiano de nossas escolas –, relatou Helter Rocha, supervisor da educação básica do município.
Dados informatizados, trabalho de campo e comprometimento garantiram ao município paulista uma média de 6,4 nos anos iniciais do ensino fundamental. A título de comparação, vale lembrar que a meta nacional é alcançar a nota 6 em 2021, ano do bicentenário da independência. Todas as escolas públicas de Marília recebem visitas bimestrais da equipe pedagógica. A cada 15 dias, os coordenadores de ensino fundamental se reúnem na secretaria de educação.
– Eles têm direitos e deveres. Seguem diretrizes, mas também sugerem alterações e nos dão conta de problemas como, por exemplo, adaptação a livros didáticos –, explicou Helder.
Cada escola tem, no mínimo, um coordenador de ensino fundamental.
http://correiodobrasil.com.br/municipios-dao-exemplos-de-tecnicas-educacionais-eficazes/219686/

quarta-feira, 9 de março de 2011

DIÁRIO DO XIII EMECE



Apresentamos o DIÁRIO DO XIII EMECE REENCARNAÇÃO A CIRANDA DA VIDA pelos jovens repórteres da Mocidade Espírita Vidal da Penha e Programação cedida pela CIJ -Coordenação de Infância e Juventude.

A CIJ - Coordenação de Infância e Juventude e Equipe de Trabalhadores do EMECE, agradecem à Mocidade Espírita Vidal da Penha pelo belíssimo trabalho de cobertura realizado no XIII EMECE.
Estão todos de parabéns, vocês foram X.O.U...XOU!
Um fraterno abraço a todos e nos veremos no XI MOARJE !

Acesse o Blog: http://mocidadevidal.blogspot.com/
============================================================
1° dia - Sábado, 5 de março de 2011 - ABERTURA DO XIII EMECE

Finalmente teve início esse evento tão esperado!



E para fazer a Abertura nada melhor que o Grupo Fantasia que nos divertiu bastante com as sátiras a Fran (coordenadora de infância e juventude da CIJ).
Em seguida, contamos com a participação do Grupo Cantar é viver que abriu sua apresentação com o Hino do Emece(não poderia ser diferente!). Cantaram também uma bela música que falava de amizade, outra de Marisa Monte e pra fechar Reencarnação,o tema deste ano.

Após essa bela apresentação, Uma peça teatral do Grupo LEMA com o tema Tudo o que você queria saber sobre mediunidade e não tinha coragem de perguntar. Divertidíssima!

Para fechar essa tarde maravilhosa, o Grupo Ser-voz de luz, que cantou uma música sobre reencarnação, paródia da música Levo comigo da Banda Restart.
Lilian Maria

====================================================================================
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO XIII EMECE
SÁBADO

*Cerimonial – Grupo Fantasia - Palhaços
13:30hs – Inscrições e entrega de crachás 14:50hs – Conduzir jovens para o Auditório
15hs – Abertura do evento (Entrada dos Palhaços)
15:05hs – Prece de abertura – Fran
15:10hs – Apresentação das regras do evento pelos cerimonialistas.
15:20hs – Apresentação do Cantar é Viver
15:35hs – Divulgação do MOARJE (Responsáveis: Márcio e Larissa)
15:45hs – Apresentação da peça “Mediunidade” do Grupo LEMA
16:40hs - Encerramento Apresentação Musical - Servoz de luz (Canções: Obrigado pela Vida, Deus sempre comigo, Caminhos que levam á Jesus.
17hs – Prece de encerramento – Regina Coeli
================================================================
2º DIA DOMINGO (06 de Março de 2011) - ABERTURA

Hoje a Abertura do evento foi feita com música. Foram dados alguns avisos como o do MOARJE, que acontecerá em 17 de abril com o Tema: MEDIUNIDADE e já iniciou inscrições para participação em suas oficinas de arte. Outra novidade: este ano o evento ocorrerá durante um dia todo.

Após os avisos fomos dirigidos às salas de estudo, onde passamos todo o dia discutindo sobre reencarnação, de diferentes formas. Mais abaixo depoimentos a respeito das dinâmicas realizadas nas turmas.


Na turma "H" - Fizemos uma dinâmica em grupo para nos conhecermos melhor, "quebrar o gelo"...Em seguida, o jogo da memória com algumas perguntas, foi o ponto inicial do estudo. E claro o tema reencarnação rolou um debate, o que nos atrasou um pouco pro intervalo. Depois do almoço teve a Dinâmica da Evolução dos Mundos, onde aprendemos as etapas que passamos até hoje e as que ainda vamos vivenciar.
Mateus

Turma "G"
Começamos com uma apresentação,cada um disse o seu nome, uma palavra ou algo que lhe definisse.E a maioria disse a palavra música.Fizemos duas dinâmicas:a dinâmica da cadeira e a do circulo.Então assistimos a o filme:crianças invisiveis,que falava basicamente sobre justiça da encarnação,e comentamos sobre o filme.Teve uma uma brincadeira de perguntas e respostas,com a intenção nos informar, e ser solidários, pois só ganhava se ajudasse os outros grupos.

A monitora escolheu alguns temas para fazer uma peça ou um musical.E os temas eram:"suícidio,aborto,drogas,violência doméstica,adoção,brigas na família e pessoas que lêem oevangelio, mas não praticam.Todos foram muito originais,conseguiram me emocionar eu que não choro tão facil com essas coisas.
EU ADOREI TUDO!
Liza
====================================================================================
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOMINGO
Cerimonial – Reginauro e Natália
7:30 – 8:30hs – credenciamento
8:15hs - Conduzir jovens para o Auditório

8:20 – 8:30hs – Recepção dos jovens por grupos musicais unidos, cantando a música “Reencarnação” (Responsáveis – Larissa e Lucas. Distribuir a letra na entrada do salão)

8:30 – 8:32hs – Apresentação do vídeo “Apaixone-se”

8:32 – 8:00hs - Entrada dos cerimonialistas após o vídeo (Pré-história).
-Boas-vindas pelos cerimonialistas
-Prece de abertura – Kellen
-Dinâmica da Montanha Russa.
9hs – Orientação dos jovens às salas (Anjos com placas)
9 – 10hs – Recepção dos jovens em sala.
10 – 10:20hs – Lanche
10:20hs – Retorno dos jovens às mesmas salas.
10:20 – 12:15hs – Momento de Estudo - Reencarnação: Uma questão de justiça
12:15 – 13:30hs – Almoço
12:40hs às 13:25hs – Começam as inscrições nas oficinas (Larissa chamar para as inscrições pela rádio)
13:25hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens).
13:30 – 15hs – Momento de Estudo – Jogo : Encarnação nos diferentes mundos
15 - 15:20hs – Lanche
15:15hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens)
15:20 – Momento de Estudo – O Processo reencarnatório
16:55hs – Encerramento do Momento de Estudo e condução dos jovens para o Auditório.
17 hs - Apresentação do vídeo – No arms, no legs, no worries
17:05hs – Entrada dos Cerimonialista após vídeo (Grécia)
17:10hs - Apresentação Musical – Grupo Fênix (Canções: Hey, hey, hey)OBS – Pertencente à MEPE – Praia do Futuro
17:30hs – Prece
==========================================================
XIII EMECE - 3º DIA 07/03/2011 - SEGUNDA

Hoje foi tudo muito rápido!


Na Abertura uma peça teatral intitulada O que é reencarnação? com o grupo MENJE.

Em seguida fomos às nossas respectivas salas. No primeiro momento o tema foi A Reencarnação e a Bíblia. Muita discussão! Após o intervalo, o tema foi Os laços de família e a reencarnação(tudo a ver!).

A tarde, fomos divididos nas oficinas que escolhemos. As opções eram: Dança, teatro, música, artes plásticas, trabalho voluntário, fanzine, foto novela e jogos cooperativos. E é importante dizer que uma das mais "cheias" foi a de trabalho voluntário.

Ficamos toda tarde nas oficinas. Só retornamos ao auditório para o encerramento, que contou com a participação musical do grupo Fênix e uma bela peça do grupo SE7 intitulada A Reencarnação de Érica.
SE7 CORRENTES DA ARTE

Grupo de Arte Espírita composto por jovens da JEAL - Juventude Espírita Ave Luz, JEAP-Juventude Espírita Amor ao Próximo e Mocidade do CEMM - Centro Espírita Maria Madalena.
FICHA TÉCNICA
Autoria: Cristall Hannah
Tempo de Duração: 15 Minutos
Gênero: Drama Musical Espírita
Direção Geral: Geraldo Valintim

PERSONAGENS

 Érica - Gabriele Vanessa (JEAP)
 Mãe de Érica - Marla Ariel (CEMM)
 Pai de Érica – Yuri (CEMM)
 Mentor de Érica - Victor Hugo (JEAP)
 Espírito Obsessor 1 – Allan Victor (JEAL)
 Espíritos Obsessor 2 - Emanuely Valeska (JEAP)
 Espírito Amigo - Cristall Hannah (CEMM)
 Apoio: Paolla Adahra (JEAL)

SINOPSE:

Ao aproximar-se o momento de reencarnar, Érica entra em gradativo processo de redução e ligação fluídica com sua futura mãe. Isso a perturba, suas idéias ficam confusas, ela é atormentada por espíritos obsessores. Érica questiona seu Mentor sobre a sua capacidade de resistir aos arrebatamentos terrenos. Todo esse processo é traduzido ao público em forma de drama musical.

Foto: Victor e Cristal do SE7 (Mentores)
VÍDEO TRADUÇÃO DA MÚSICA/DANÇA DO SE7

Logo abaixo alguns depoimentos de nossos amigos sobre este dia.

Turma B - Revelamos nossos "anjos" e em seguida assistimos ao filme Laços de família. A tarde participei da oficina de música onde cantamos e utilizamos vários instrumentos. Ensaiamos a música Geração nova para apresentar amanhã. Muito bom! Patrícia


Turma G - No primeiro momento estudamos e debatemos sobre Reencarnação e ressurreição. No segundo momento, Fizemos uma pequena encenação onde o espírito se preparava para reencarnar. Ao final houve um abraço coletivo.
Emmely


Turma D - Dando continuidade a tarefa do dia anterior, começamos o dia com algumas perguntas sobre reencarnação. Depois vimos o vídeo sobre uma criança chamada Marcela, que nasceu com anacefalia, doença em que a criança nasce sem o cérebro. Muitos médicos diziam que ela não iria viver mais que um mês. Porém, ao contrário do que eles pensaram, Marcela viveu 1 ano e 8 meses. Desencarnou em 2008 porque teve pneumonia.

VÍDEOS DO DOCUMENTÁRIO "FLORES DE MARCELA"




Logo após fizemos uma atividade em que todos votavam se acreditavam em reencarnação ou não. Todos disseram que sim. Em seguida assistimos ao vídeo de uma entrevista com o médium Divaldo Franco falando sobre reencarnação.
Sarah

====================================================================================
PROGRAMAÇÃO - SEGUNDA 07/03/2011
Cerimonial – Larissa e Lucas
7:50hs - Condução dos jovens para o Auditório
8hs – Exibição do vídeo “Gigantes”
8:05hs – Entrada dos Cerimonialistas após o vídeo (Judéia), boas-vindas
Prece de abertura –
8:10hs - Apresentação teatral – Grupo de Teatro Nova Geração – Esquete - O que é a Reencarnação?)
OBS.- Pertencente à Mocidade Espírita Nova Geração – MENGE, da Sociedade Espírita de Maracanaú – SOESMA
8:30 – 10hs – Momento de Estudo – Reencarnação e a Bíblia
10 – 10:20hs – Lanche
10:15hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens).
10:20 – 12:15hs – Momento de Estudo – Laços de família e reencarnação
OBS.- Os últimos 15 minutos em sala devem ser dedicados à fazer a “descoberta” do Anjo da Guarda.
12:15 – 13:15hs – Almoço
13:15hs – Condução dos jovens para o Auditório
13:20 – 13:30hs – Condução dos grupos de jovens para suas respectivas oficinas pelos Anjos)
13:30 – 15hs – Oficinas
15 – 15:20hs – Lanche
15:15hs - Retorno dos jovens às mesmas salas (Anjos e Monitores chamando os jovens).
15:20 – 17 hs – Oficinas
16:55hs – Encerramento das oficinas e conduzir os jovens para o Auditório.
OBS.- Anjos e demais trabalhadores auxiliam nesta tarefa.
17 hs - Apresentação Musical recepcionando os jovens no auditório com Grupo Fênix – Hino do EMECE
17:05hs – Entrada dos cerimonialistas após vídeo (Idade Média)
17:10hs - Apresentação teatral – Grupo SE7 Correntes da Arte (Peça: A Reencarnação de Érica)
OBS.- Grupo SE7 pertence ao Grupo Espírita Ave Luz
17:30hs – Prece de encerramento – Reginauro
======================================================================
4º e Último Dia (Frannnnnnnnnnn) - 08 de Março de 2011



Hoje o dia foi cheio, afinal era o último. A Abertura foi feita com o grupo Lira que, como sempre, cantou lindamente. Inclusive, apresentaram uma música inédita chamada Semeador do Amor. Em seguida, todos os homens presentes no auditório, ficaram de pé para que as mulheres se acomodassem e fossem homenageadas. Eles cantaram a música Quando te vi de Beto Guedes(Foi lindo!).
Logo após essa bela homenagem, fomos às salas para terminar nossos trabalhos.
Ainda pela manhã, iniciaram-se as apresentações das oficinas. A ordem foi a seguinte:
1° Teatro (9 a 13 anos)
2° Música (9 a 13 anos)


3º - OFICINA DE DANÇA (14 a 21 anos)


4° Fotonovela (14 a 21)

5° Teatro (14 a 21)

6° Música (14 a 21) - Dividida em duas turmas



As apresentações no período da manhã foram encerradas ao som da voz de Rose monitora da oficina de música.

Iniciamos a tarde com o famoso hino do EMECE e o X-O-U puxado por ninguém menos que Anderson ou ursinho, como preferirem. Em seguida, peça teatral com o grupo Arte em cena da MEPE, intitulada A caminhada.

Após a peça alguns trabalhadores se apresentaram cantando uma música chamada Produção, paródia de Reencarnação(Muito divertido!).

Dando continuidade às apresentações das oficinas, a turma do Trabalho voluntário, exibiu um slide com as fotografias da atividade realizada com as crianças do
Emecinho, que se apresentaram logo em seguida.


Aristides apareceu como Palhaço Castanhola para homenagear as coordenadoras do evento. E, novamente os trabalhadores se tornaram artistas representando a música My girl em homenagem as "garotas".

Assistimos a um vídeo com registros do evento. O grupo Espírito de Arte encerrou as atrações, cantando as músicas: Primeiro passo, Deixa o tempo passar de Susy Dale(integrante do grupo), Pedro da dupla espírita Tim e Wanessa de Belo Horizonte e Um novo começo de Larissa Rogério.

O jovem Emanuel fez a prece final.

Nos confraternizamos, cantando e nos despedindo de amigos e trabalhadores. Muito chororô como sempre!

Logo abaixo, depoimentos de alguns jovens sobre o evento.


LøriiиЋα Piikenα:
AMEEEEI muito o EMECE !! . esse foi o primeiro ano q eu participei,
e pode ter certeza que ano qUE vem estarei la de novo, amei os trabalhadores,
o tema abordado, a hospedagem pois dormi la, a alimentação, as pessoas, todo o evento em geral, as peças, musicas, teatros, oficinas.. e tudo +

todos estão de PARABÉNS . e FRAAAAAAAAAAAAAAN ! pq acabou . (kkkk)

"Foi meio estranho pois é meu primeiro ano, mas com o passar dos dias foi melhorando".
Andreza,Cabo de Santo Augustinho PE.


"Maravilhoso!!!O emece é um local onde podemos nos reunir e passarmos momentos alegres juntos, conhecemos novas pessoas e revemos amigos".
Ana kessia de Souza,18 anos, Alta de Sousa(Casa de Ismael).


"Cada dia pra mim,foi melhor do que o outro. Adorei! Foi X.O.U.!"
Carliane,17 anos,SOESMA(Sociedade Espírita de Maracanaú).


"Bom!".
Davi S.Macedo,23 anos,MEPE
.

"Maravilhoso!".
Rahdja Keisy,18 anos,Centro Espírita Camille Flammarion

DEPOIMENTOS


==================================================================

FILA DO ALMOÇO

INTEGRAÇÃO









====================================================================================
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – TERÇA 08/03/2011
Cerimonial – Larissa e Lucas (manhã), Reginauro e Natália (tarde).
7:50hs - Condução dos jovens para o Auditório
8hs – |Vídeo da “Lição de vida”
8:05hs – Entrada dos cerimonialistas após vídeo (Idade Moderna), Boas-Vindas.
Prece de abertura –
8:10hs - Apresentação Musical – Grupo Lira (Canções: Quanto tempo, Semeador do Amor e Evolução)
Grupo Lira pertence a Mocidade do Caridade e Esperança
8:25hs – Direcionamento dos jovens para suas mesmas salas de oficinas do dia anterior (pelos Oficioneiros e seus Anjos)
*Teremos também:Apresentação Musical – Espírito de Arte (Canções: Pedro, Deixa o tempo Passar, O Novo Começo)
8:30 – 9:45hs – Organização das oficinas em suas salas
9:45 – 10hs – Lanche
10 – 10:15hs – Organização dos jovens do 1º e 2º turno de apresentações
10:15 – 11:10hs – 1º turno de apresentações
11:10 – 11:30hs – Reorganização dos jovens
do 2º turno vão para seus locais de apresentação.
11:30 – 12:30hs – 2º turno de apresentações
12:30 – 14hs – Almoço
13:50hs – Condução dos jovens para o Auditório
14 hs – Recepção dos jovens no salão com o grupo Fênix e a canção “Hey, hey, hey”
14:10hs – Entrada dos 4 cerimonialistas após vídeo (Idade Contemporânea), Dinâmica “O apoio” com Reginauro
14: 25hs - Apresentação teatral - Arte em Cena, com a peça “A Caminhada”.
Pertencente á MEPE – Piedade, do GEPE.
14:45hs – Apresentação do Emecinho
15hs – Apresentação do Pré-EMECE
15:15hs - Apresentação da oficina de Trabalhos Voluntários
15:30hs - Apresentação do vídeo “A jovem que calou a ONU” e comentário pelo cerimonialista.
15:40hs – Exibição das fotos do evento e lançamento do XIV EMECE
15:50hs - Encerramento com a união dos grupos musicais presentes, cantando a música “Reencarnação” e “Hey, hey, hey”.
16:00hs – Prece de encerramento
=========================================================


Queridos Emecianos,

Com muita alegria e SAUDADES concluirmos o XIII EMECE, na certeza da missão realizada com amor por parte de todos que contribuiram para o grande sucesso de mais um EMECE, até os qe chegaram de última hora (né Tide - esperamos você para 2012).

Lembrei de uma esquete que aconteceu no LICEU do Ceará sobre como estaríamos velhinhos, trabalhando no EMECE - lembra Reginauro?
Só conseguir sentir que mesmo com dores no corpo, não deixaremos o Espírito jovem que nos faz amar cada momento deste contagiante evento, é o vírus
que a Nora fala tanto (ela tava por lá, viram? - só não se decide trabalhar, um dia ela cai na rede).

Gente, tremi na base quando começou a homenagem as mulheres do EMECE e o Castanhola pegou a Rosangela para dançar, pensei o que nos aguarda,
deixe que pego este povo (sou encabulada e pagando mico kkkkkk).
Mas só tenho a agradecer adorei o final, relaxei e aceitei meu destino nas mãos do Tide hehehheh - depois pegava o Reginauro, Netto, Ursinho e Ed...........Amo vocês

E para as mulheres (dominantes do XIII EMECE) meu muito obrigada pela paciência, amor e carinho. Vocês são X.O.U............xou xou xou

E para não esquecer: Hey hey hey vamos trabalhar............Hey hey hey para XIV EMECE cuidar...............

Bjão no coração de cada um.

Fran Setúbal

Caríssimos,

Após 4.322 e-mails enoooooooormes, aí vai o último rsrsrsrs.

Como tentei dizer ontem e o tempo ( e a Fran rsrsrs) não deixaram , minha gratidão a vcs é PESSOAL.

Digo pessoal pois tudo no EMECE é pessoal: desde os motivos que nos levam a participar, até os motivos que nos levam a persistir em permanecer nele, apesar de todas as adversidade físicas (dores, cansaços e pés quebrados) e morais (nossas discordâncias e etc...).

Sou grata a vcs pelo empenho, pelo desempenho e por me aguentarem rsrsrsrs.

Agradeço a todos os setores que ajudaram a pedagógica a se manter organizada. Desde a produção, anjos, secretaria, cozinha, pré-emece, emecinho, enfim...

Obrigada mesmo. Aprendi muuuuuuuuuito com cada um de vcs .
Obrigadão meeeeeeeesmo .

Até o próximo ano (eu vou estar em sala de aula. Senti uma falta danada!!! rsrsrsrs )

Câmbio e desligo...
KELLEN YAMILLE
" No fim tudo dá certo, se ainda não deu certo é porque ainda não chegou o fim"

Quero também falar a todos esses caros amigos e companheiros de luta e queria que esse e-mail fosse repassado para os demais que não estejam nessa lista.
Estive no primeiro Emece e em quase todos eles. Quando não teve Emece, ainda assim estive no encontro do Gepe e da UDE 5, porque adoro a juventude. Adoro essa galerinha, seu entusiasmo, energia, irreverência, ENFIM...
TALVEZ SEJA UMA FORMA DE NÃO DIZER ADEUS A JUVENTUDE ASSUMIR QUE ESTOU FICANDO VELHO.
Quem me viu carregar caixas, colchões, panelas e etc... E hoje me vê queixando d edores por passar o dia dando aulas, há de concordar, estou realmente ficando velho antes da hora.
Mas saibam amigos, que essas dores em nada foram capazes de me tirar a alegria de voltar ao Emece.
Voltar com a mesma paixão, voltar com a mesma emoção de sempre, o mesmo entusiasmo, mesmo que o corpo não seja mais o mesmo, rsss.
É muito bom fazer parte disso tudo. Acordar e dormir pensando em cada momento.
Eis que as seis da manhã estava d epé, como se fosse para mais um dia de Emece. Então me levantei e fui olhar fotos e falar para o Brasil a fora, através da Abrartte, o que tínhamos vivido nesses dias.
Hoje foi um dia vazio. Como agente quer que acabe para descansar e quão rápido queremos que volte tudo de novo.
Vontade de encontrar todo mundo e cantar, heiheihei....questão de justiça...
Vontade de abraçar a todos vocês.
Obrigado pelo carinho com que sou tratado no seio dessa equipe e o respeito que confesso, não mereço.
Valeu Tia Fran, Tia Kellen, desculpe as falhas, os vacilos, não sou tão organizado quanto deveria.
Beijão cheio deluz para vocês.
Reginauro

Bom, gostaria de compartilhar com todos vocês o prazer e a alegria que foi participar do meu primeiro EMECE e o melhor, estar na companhia de todos vocês.
Claro que todos temos falhar, e também queria aqui de ante mão me desculpar pelas minhas..
O momento das nossas reuniões, o próprio EMECE e o final me fizeram entender o que é o vício de participar desse evento de tanto amor e união. Temos nossas falhas, nossas briguinhas, mais de nada fez desaparecer a emoção e a alegria que me encontrei em estar lá.
Como disse para algumas pessoas, esse foi o primeiro de muitos que ainda vou participar.
Gostaria de agradecer um por um, gostaria de citar o nome de todos, e agradecer de um a um o bem que me fizeram por eu estar lá com vocês.
A alegria contagiante, o sorriso sempre no rosto, o amor dos jovens, o amor de todos vocês.
Franzinha do meu coração, obrigada por tudo. Uma mãe realmente pra todos nós e uma pessoa que amo de paixão. Kellen, preciso nem falar né? És sim, bastante importante pra mim. Netto, obrigada por tudo. Aos anjos, querida Rosângela. E os demais o agradecimento especial a cada setor. Cada um de vocês são pessoas importantes pra mim, e que agora não vou querer largar.
Minha emoção é essa, minha alegria é contagiante. Aprendi demais com vocês, e só tenho a agradecer mesmo.
OBRIGADA POR TUDO..
Deixo aqui meu beijo e meu abraço em cada um.
Muita paz e luz..

Jéssyca Silva.

GALERIA DE FOTOS DO XIII EMECE!





































Apresentamos o DIÁRIO DO XIII EMECE REENCARNAÇÃO A CIRANDA DA VIDA pelos jovens repórteres da Mocidade Espírita Vidal da Penha e Programação cedida pela CIJ -Coordenação de Infância e Juventude.