sábado, 21 de fevereiro de 2009

BANCO PALMAS: Essa Iniciativa Merece Aplauso!


ACEITAMOS PALMAS!

Eu ficava curioso ao ver estampado nas "VANS" o aviso: "Aceitamos Palmas" como pagamento da passagem e até alguns passageiros mais acalourados quando saiam do veículo coletivo aplaudiam dando sinal de pagamento, ironizando o aviso.

Na verdade as " palmas " a que se referia o aviso, trata-se de uma Moeda Social que circula, exclusivamento, no bairro do Conjunto Palmeiras e faz movimentar a comunidade, fortalecendo o comércio local.

É muito simples: A dona de casa vai ao Posto do Banco Palmas e solicita um pequeno empréstimo. A aprovação depende de uma visita que o agente do banco faz à visinhança para averiguação do crédito.Aprovado o empréstimo, ela recebe em moeda PALMAS (uma palma vale um real) e faz suas compras nos estabelecimentos comerciais do Conjunto Palmeira.Os Comerciantes dão descontos especiais a quem comprar com a moeda PALMAS.

É isso gente!
Espero ter elucidado um pouco sobre essa questão.

Visitem os sites e vídeos indicados e conheçam mais esse Projeto que considero como uma alternativa para as comunidades fugirem um pouco do sistema capitalista, porque fazem o dinheiro circular no seu próprio bairro, gerando oportunidade de crescimento local.

Geraldo Valintim
PROGEAL

VISITEM ESTES SITE: http://www.bancopalmas.org.br/
VEJAM ESTE VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=h8YLFKr7lZs

A associação de moradores e o Banco Palmas

A associação chama-se ASMOCONP (ASsociação dos MOradores do CONjunto Palmeiras). Atualmente eles têm um edifício próprio no centro do bairro que funciona como ponto de encontro dos moradores.
O edifício da ASMOCONP é usado para uma série de iniciativas que visam melhorar o bairro.
Uma delas é o Banco Palmas, uma espécie de banco comunitário dos próprios moradores do bairro onde foi implantado o crédito mútuo o qual através de subsídios garante a implantação de entre outros o microcrédito. Os próprios moradores do bairro, na sua maioria jovens entusiasmados, cuidam dos serviços bancários, estes ainda contam com a ajuda de algumas pessoas, que não pertencem ao bairro mas que são muito motivadas.

Atividades do Banco Palmas

1. O PalmaCard
As pessoas que trabalham no Banco Palmas pensaram muito sobre os problemas econômicos de seu bairro. Muitos estão cada vez mais cientes de que a concessão de microcrédito num bairro onde todos vivem de salário mínimo ou menos tende a direcionar-se quase que automaticamente a clientes fora do bairro. Tendo em conta o passado dos moradores do bairro, seria lógico aspirar pelo fortalecimento dos laços (econômicos) entre os mesmos, por isso o PalmaCard foi criado.
O PalmaCard é uma solução única para o problema da falta de poder de compra do bairro no qual os empresários locais se encontram. Através do PalmaCard o Banco Palmas oferece também crédito ao consumo a particulares do bairro. O PalmaCard funciona exatamente como um cartão de crédito: os moradores que o possuem podem comprar no fim da semana ou no fim do mês nas empresas cadastradas e pagar depois. Dessa maneira o círculo de compra e venda é realizado dentro do próprio bairro: crédito de investimento para os proprietários é acoplado ao crédito para os consumidores. Assim, os produtos oferecidos pelos proprietários também têm saída. Como acontece em toda macroeconomia!

Nenhum comentário: