terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PROGEAL --> I EPEG ->18/02/2009 ÀS 19:00 hs


I EPEG
I ENCONTRO DE PAIS E EDUCADORES GEAL
11 e 18 de fevereiro de 2009
FORTALEZA/CE

1. APRESENTAÇÃO
A violência no Brasil não tem uma única causa, é resultado de uma combinação de problemas econômicos e sociais: desigualdade de renda, acesso fácil a armas de fogo, narcotráfico, urbanização desordenada e desestruturação familiar. Por isso é tão difícil combatê-la. O uso crescente de drogas e álcool é apenas um dos combustíveis que a alimentam. Segundo Saulo de Castro Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e da Juventude, no Brasil, aproximadamente de 3% dos crimes violentos são praticados por adolescentes. Nos últimos 20 anos, os EUA endureceram as penas e ainda assim a criminalidade juvenil aumentou sete vezes. O problema adicional para o Brasil é que as drogas derivadas, como o crack, vêm ganhando espaço nas comunidades mais pobres no país. Ao aderir a essa onda, o país segue a tendência européia e americana. O que não significa a redução do consumo de drogas tradicionais, como maconha e cocaína. A falta de informação e o descaso das autoridades de segurança e saúde exigem dos pais e dos profissionais de educação um crescente esforço para compreender este fenômeno, que atinge todos os níveis da nossa sociedade. Integrar profissionais especializados, pais e educadores para troca de experiências, estreitar relacionamentos, reconhecer os sinais de dependência e conhecer as alternativas de tratamentos, é o objetivo do I ENCONTRO DE PAIS E EDUCADORES GEAL, evento que se realizará nos dias 11 e 18 de fevereiro de 2009, no Grupo Espírita Ave Luz.
2. OBJETIVO GERAL
O I EPEG tem o objetivo de incentivar a discussão sobre o tema dependência química entre pais, educadores e público em geral da comunidade do Jangurussu, para orientá-los e capacitá-los quanto ao relacionamento com as pessoas vítimas desta que é considerada a maior doença social de todos os tempos.
3. LOCAL
Sede do Grupo Espírita Ave Luz (GEAL).
Avenida A, nº 220, Lote Nova Fortaleza.
Fone/Fax 3081-7847/8780-7942.

4. DEFINIÇÃO
O evento será realizado no auditório da Sede do Grupo Espírita Ave Luz, na avenida A, nº 220, Lote Nova Fortaleza, bairro do Jagurussu, em Fortaleza, nos dias 11 e 18 de fevereiro de 2009, quartas-feiras, das 19h às 21h. Tem como característica o debate de idéias e opiniões, com a participação de pessoas na platéia, que poderão opinar, perguntar e receber respostas. O objetivo é obter uma gama de opiniões sobre vários aspectos do assunto – Dependência Química. Especialistas apresentarão temas e explanarão suas opiniões sobre um assunto pré-determinado, em forma de painel. O Fórum terá a coordenação da jornalista Izabel Ribeiro, estando afeto a esta a moderação e a condução de todo o evento. A programação contará com a realização de duas palestras de trinta minutos (a 1ª palestra já aconteceu na última quarta-feira, 11/02) e uma seção de perguntas de trinta minutos, intercaladas com um intervalo e apresentação de vídeo e dinâmicas de quinze minutos, em dois dias, conforme a seguir:

5. PROGRAMAÇÃO

18 de fevereiro de 2009 – quarta-feira.

 18h45 - Recepção.
 19h - Início dos trabalhos.
 19h05 – 1ª Palestra – Reinclusão Social – Prof. Sanderson Alexandre; Coordenador Pedagógico da Fundação Carlos Leite Barbosa Pinheiro.
 19h35 – 2ª Palestra – Drogas: Por que Não? – Prof.ª Nilza Braga; Presidente do Conselho de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes.
 20h05 – Intervalo.
 20h15 – 3ª Palestra – Dependência Química: Visão Espírita – José Helder Loureiro; Diretor de Patrimônio do GEAL.
 20h45 – Início dos debates.
 21h – Encerramento do evento.
6. PRODUTOS
o Material didático;
o Coffee Break;
o Exposição de livros;


7. ESTRUTURA DO EVENTO
7.1. Científica
 Painéis sobre os temas em destaque;
 Demonstrações práticas através de estudo de casos;
 Apresentação de vídeos envolvendo situações reais.

7.2. Exposição de Livros.
8. REALIZAÇÃO:
Grupo Espírita Ave Luz (GEAL),
Avenida A, nº 220, Lote Nova Fortaleza.
Fone/Fax 30817847 / 87807942.
Edval do Amaral – (85) 9921 7115;
Izabel de Ribeiro - (85) 9921 9263.

Nenhum comentário: